01 novembro, 2015

Low/No poo, o fim da alergia e o início de uma nova era

"Menas" índia que sou, quando ouvi falar da técnica do No/Low Poo há 2 anos ri pra sempre. Pensei "era só o que faltava, agora azíndia vão começar a andar fedorentas", mas como meu destino é cuspir pra cima e acertar em cheio na minha testa, um mês depois João apresentou alergia grave ao xampu, muita queda de cabelo e tive que substituir pelo Johnson's Baby amarelinho. Foi aí que comecei a pesquisar formas de manter os cachos dele, com produtos menos agressivos possíveis. Nessa pesquisa adivinhem onde caí? No/Low poo, técnica desenvolvida pela Lorraine Massey e publicada no livro Curly Girl. Ela exclui o uso de alguns componentes que criam como se fosse uma maquiagem no cabelo, o deixam brilhante e bonito, mas essa camada impede que os nutrientes infiltrem no cabelo e faz com que a longo prazo os fios fiquem ressecados e quebradiços. E assim começou uma nova era: cachos lindos e cabelo saudável.

O Low poo consiste em usar produtos não contenham sulfato, silicones insolúveis, petrolato, parafina e vaselina (glicerina é autorizado).
O Noo Poo promove o abandono total do xampu, utilizando apenas a técnica do Co-wash para lavagem.
Co-wash é a lavagem utilizando apenas condicionadores. O que permite uma limpeza completa, mas algumas pessoas acrescentam anfótero (Cocamidopropyl betaine/cocobetaine) ao condicionador. Esse componente é um agente limpante capaz de remover silicones dos fios, incluindo os insolúveis. E pode ser comprado separadamente e adicionado ao condicionador de co-wash.



No cabelo do Joca que é bem cacheado, ele faz um mix de Low Poo com Co-wash. Varia a cada semana o tipo de lavagem.

Na semana em que ele faz o Low poo utiliza o Johnson Amarelo ou o Roxo (hora do sono), condiciona com Yamasterol e finaliza com creme de pentear da Niely. Esse creme da Niely consegue fixar bem os cachos, se no dia seguinte ele não quiser lavar só aplica o Yamasterol diluído em água e o "day after" fica ótimo, cachos bem hidratados e lindos.
Como ele optou por deixar o cabelo crescer, passamos a ele a responsabilidade do cuidado com os cachos e ele faz muita questão de que eles fiquem bem cuidados.



Na semana de Co-wash ele usa o Kaneshom kids OU Yamasterol com cocamidopropyl betaineque misturado (Uma colher de sopa para 200g e misture bem) (COMPRE AQUI) e Finaliza com o Niely Gold Para Pentear Extra-Brilho, como de costume.



Como meu cabelo é mais liso, o xampu estava ressecando meu cabelo, então optei por usar o Phytoervas que aumentou a hidratação e ajuda a manter a cor dos meus fios. O creme para pentear pesou muito, então uso o Bepantol Derma diluído em um pouco de água no borrifador para finalizar. Como tenho medo de alterar a fórmula, faço a mistura (bepantol+água) todos os dias ( a neurada!). Opto por não fazer Co-wash porque meu cabelo é MEGA oleoso e não tem cocamidopropyl betaineque deixe ele leve. Uma vez por mês tiro as pontas duplas, agora descobri em Belo Horizonte um lugar que tira as pontas sem tirar no cumprimento (indicação no final do post) e isso tem feito meu cabelo crescer bastante!


Uma vez por semana hidrato os cachos do Joca e meus cabelos com uma máscara da Kanechom, a minha preferida é a Banho de Cristal, mas toda a linha é permitida.
"Mas como que hidrata o cabelo de uma criança???" 
Gente, passa o creme em todo o cabelo, coloca uma touca e deixa a cria brincar, ver desenho, ... Depois é só dar banho que sai tudo. Super fácil e questão de hábito.
As vezes eu uso a minha hidratação mágica: glicerina com água e deixo no cabelo por 30 minutos na touca, mas essa eu só faço quando estou muito inspirada. 

Como tudo na minha vida não é 100%, a cada 20/25 dias eu faço uma tonalização com uma máscara  da L'oreal + Tonalizante. E depois lavo com um xampu com sulfato ou com mistura de bicarbonato de sódio + água (funciona como um antiresíduo natural). E aí volto novamente pra nossa rotina de lavagem Low Poo.
Ler os rótulos é algo essencial na técnica, segue a lista do que não deve ter na composição dos produtos:
Silicones Insolúveis: Trimethylsilylamodimethicone, Amodimethicone, Cyclopentasiloxane, Cyclomethicone, Dimethicone, Cetyl Dimethicone, Cetearyl Methicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Phenyl Trimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Dimethylpolysiloxane.

Óleos Minerais: Petrolatum/petrolato, Mineral Oil/óleo mineral, Parafinum Liquid/parafina líquida, Vaselina, isoparafina e isododecane.

Sulfatos Fortes: Sodium Laureth Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate, Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, TEA Lauryl Sulfate, TEA-dodecylbenzenesulfonate, Sodium Alkylbenzene Sulfonate, Ammonium or Sodium Xylenesulfonate. (Evitados no No e Low Poo)

Sulfatos Fracos: Sodium Cocyl Isethionate, Sodium Lauryl Sulfoacetate, Sodium Socoyl (or lauryl/lauroyl) Sarcosinate, Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate, Dioctyl Sodium Sulfosuccinate, Sodium Lauryl Glucose Carboxylate, Methyl Cocoyl or Lauryl Taurate - mild, derived from coconut fatty acids, Sodium Cocoyl Glycinate. (Esporadicamente utilizados do Low Poo)

Substância que limpa as silicones insolúveis sem agredir muito o cabelo: Cocoamidopropyl betaine. Pode ser encontrado como: Cocobetaine , Cocamidopropyl Betaine, Cocabetaine e cocoamphopropionate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário