17 abril, 2016

João e Francisco,

Meus filhos, hoje é um dia histórico para o Brasil. Vocês ainda não entendem a gravidade do que está acontecendo, mas quando chegar a hora e vocês abrirem os livros de história nessa parte, tenham a certeza de que eu, a mãe que vos escreve, senti muito medo e vergonha.
Vivemos tempos difíceis, meus amores. Tempos difíceis para as minorias. Mulheres, negros, gays e toda minoria vem sofrendo retrocessos, ataques vindos de pessoas que deveriam nos proteger. Nessas horas agradeço por vocês e oro para outras mães que não tiveram os mesmos privilégios que eu.
Filhos, hoje uma mulher acordou presidente eleita de uma nação e irá dormir impedida de exercer seu papel por um impedimento vindo de uma câmara composta em sua maioria por homens brancos acusados de corrupção. O líder dessa ação é réu de um processo. O que essa mulher fez de tão ruim? Além de nascer mulher, ela não governou bem. Sim, meus meninos, não concordo com a forma dela governar, mas respeito a gente constrói assim, muitas vezes na discordância aprendemos a pensar em soluções no lugar de agressões.
Meus meninos, peço que vocês respeitem as mulheres. A cada frase ou palavra ofensiva que dirigem à nossa presidente como mulher que é, meu coração dói. A opção ou comportamento sexual, a aparência ou a origem de qualquer mulher não se faz medidor de competência. Respeite-as como vocês me respeitam.
No mais, meus amores, torço para que vocês aprendam a perder com descência e ombridade, torço para que o machismo de cada dia não corra em suas veias. Para que vocês saibam o real valor da democracia e o quanto eu, como mãe e mulher, tenho vergonha de hoje.
Que venham dias melhores, que venha a paz.

Com amor,

Mamãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário