02 julho, 2018

Ouro Preto - para famílias

Desde que conheci Ouro Preto com há 16 anos, me apaixonei perdidamente pela cidade. A arquitetura, história e tudo o que envolve as pessoas que lá visitam faz com que cresça um carinho imenso por cada cantinho.
Ouro Preto fica a 96 quilômetros de Belo Horizonte, a estrada é tranquila e raramente está movimentada, possibilitando um passeio bate e volta para quem não quiser ou puder gastar com hospedagem. Fizemos isso no ano novo, saímos de BH a tarde e voltamos após os fogos, o que fez da nossa virada de ano maravilhosa e quase sem nenhum custo. 
Pra quem optar por ficar hospedado, existe uma infinidade de pousadas, hotéis e airbnb com os mais variados preços. Na ocasião em que as crianças foram ficamos hospedados em uma casa anexo da Pousada Douro, localizada no centro histórico e próxima a Igreja de São Francisco. Nessa acomodação existe uma pequena cozinha com microondas, frigobar e pia, o que facilita a vida de quem tem crianças pequenas. O café da manhã é oferecido na pousada que fica a 2 minutos de caminhada, o que pra nós não foi incômodo algum.


Quando o assunto é alimentação depende da sua disponibilidade financeira no dia, pois a cidade conta com restaurantes maravilhosos, os meus favoritos são: Bené da Flauta, O Passo e EscadaAbaixo. Mas é perfeitamente possível encontrar opções econômicas andando pelas ruas da cidade, em todos os restaurantes que comemos a comida estava impecável.
Uma dica que sempre dou é: visite o Império do café na Praça Tiradentes e prove o chocolate quente com chantilly, é impossível não se apaixonar. E reze para ter sorte de ter música ao vivo no dia, a energia é incrível.
No dia 31 de dezembro não nos programamos e não sabia o que encontraria aberto na cidade, por isso levamos todos os alimentos e fizemos pequenos picnics durante o dia, funcionou perfeitamente e levar comida de casa é sempre uma alternativa para gastar menos ainda em qualquer passeio.



Sobre as visitas à pontos turísticos: recomendo se planejar e fazer um roteiro. Primeiramente porque requer caminhada de um ponto ao outro e isso demanda tempo. Em segundo lugar porque cada atração fecha em um determinado horário, então pode ser que você chegue lá e já esteja fechado. A maior parte das atrações tem custo de R$10 reais por pessoa, crianças pagando meia ou com entrada gratuita.  Recomendo o passeio nas minas, a mina nova é ainda melhor que a antiga, o Museu da Inconfidência, tour pelas igrejas centrais e casa dos contos. 
Mas caso tudo esteja fechado ou você não puder investir nas atrações, fique tranquilo, pois a arquitetura da cidade já é um show a parte e brincar/andar nas ruelas de ouro preto já é diversão garantida. Lembrando que a cidade tem várias atrações culturais gratuitas, então vale a pena dar uma passada no site da prefeitura e garantir a participação em alguma atividade.







 

É um passeio pra fazer com a família toda, é perfeitamente possível gastar pouco e ter uma experiência inesquecível. Mas lembre-se: nada de deixar lixo na cidade, certo? Leve seu copo reutilizável e não jogue lixo nas ruas. Vamos cuidar para que outros também possam aproveitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário